Ampulheta

A cintura é bem fina e curvilínea. Ela espelha as medidas dos ombros e quadril de maneira equilibrada.

Talvez seja o corpo mais fácil para se vestir pois qualquer peça pode ficar bem. Para definir mais a silhueta aposte em decotes e marcações da cintura, o formato “violão” fica mais evidente.

Dicas

Tops e vestido transpassado, evidenciar ombros e colo com decotes e recortes, regatas, blusa solta ou evasê, marcar a cintura para valorizar as curvas do corpo, saias justas e fluidas.

Ver produtos recomendados

Oval

A cintura é a parte mais larga do corpo. As ancas e ombros são equilibrados mas não ultrapassam a largura da barriga.

Para quem prefere deixar o corpo mais alongado, o ideal é tirar o foco do abdome com decotes em V que criam profundidade, blusas mais longas e vestidos. Peças com um cair direto e cortes laterais na cintura também ajudam.

Dicas

Estampas verticais, vestido tubo, marcar sempre que possível a cintura, comprimentos longos e abaixo do joelho, regatas de alças largas, chamar atenção para o colo com decotes V ou em U e do pescoço com brincos e colares, calças na altura da cintura ou em cima do umbigo, calças com a boca um pouco elevada, bootcut, que alongam a silhueta, blazer mais compridos, na altura do quadril.

Ver produtos recomendados

Triångulo Invertido

A medida do corpo é maior da cintura pra cima, na região dos ombros e dos seios. A maior característica são os ombros largos.

Para encontrar melhor proporção, a dica é criar equilíbrio entre o quadril e os ombros apostando em peças mais escuras e simples na parte de cima e peças coloridas e volumosas na parte de baixo. Aposte nas saias e calças amplas.

Dicas

A saia rodada, evasê ou corte em A, cria equilíbrio com a largura dos ombros. Melhor ainda se o comprimento for abaixo do joelho. Decotes estreitos e profundos ajudam a alongar o colo. O blazer de lapela estreita também ajuda a alongar o corpo. Evitar volume nos ombros, como franzidos e recortes. Calça pantalona, com pregas ou corte reto também são uma ótima opção.

Ver produtos recomendados

Pera (Triângulo)

O quadril, os glúteos e as coxas são as partes mais evidentes do corpo. Os quadris são largos e os ombros são estreitos. Normalmente é um corpo curvilíneo a la Kim Kardashian.

Pra quem prefere diminuir visualmente os quadris, o ideal é tentar fazer os ombros se estenderem horizontalmente com cores claras em cima e ombros a mostra e peças mais lisas e secas na parte de baixo.

Dicas

Casacos e blazer com ombreiras (equilibram a silhueta), tops com cava caída (que passam da linha do ombro), partes de cima com leve volume, ombros e colo a mostra, saias e vestidos evasê, marcar levemente a cintura, comprimento das calças até o chão.

Ver produtos recomendados

Retångulo

Quando os ombros e o quadril têm a mesma medida ou medida aproximada, e mantém proporções equilibradas como uma coluna. A cintura costuma ser pouco definida, formando assim o desenho de um retângulo.

Para quem quer dar a impressão de curvas, o ideal é criar cintura para dividir o corpo usando cintos ou peças de cor ou estampa diferentes em cima e em baixo. Um ótimo aliado para alongar são as calças com cintura alta e saltos.

Dicas

Decotes assimétricos, casacos e blazer de apenas 1 botão (cria cintura), casacos com pences que evidenciam a cintura, mangas com volumes, calças retas, bolso faca.

Ver produtos recomendados